JOGO

Líder 2010, o jogo do verdadeiro líder

Neste game, o relógio conta a seu favor. Ao clicar o botão abaixo e iniciar o jogo, você terá cerca de meia hora para mostrar as habilidades de liderança. Treine agora, para acertar mais tarde na prática. E se tornar a cada dia um gestor mais importante para a sua equipe. A partir de agora você tem carta branca e uma missão. Além disso, vai coordenar quatro profissionais. O que decidir irá influenciar o ânimo da equipe, o resultado do projeto e a sua avaliação. Afinal, aqui você tem de mandar bem.

Você acaba de assumir a liderança de um projeto, já em andamento, na Solutech, empresa de tecnologia. A sua nova equipe conta com quatro integrantes e seu prazo de entrega é de três meses. Ao longo desse período, situações delicadas, crises e pressões serão constantes e você precisará superar todos os desafios para quebrar a resistência do time e obter os resultados esperados. É esse o cenário que o seu “eu virtual” enfrentará no Líder2010.

 O tema liderança foi abraçado pela FábricaRH, que tem expertise no assunto. A consultoria, então, aprofundou a reflexão e sugeriu que o jogo estivesse alicerçado nos conceitos da chamada liderança situacional. “Essa base foi apresentada no artigo Leadership that Gets Results, de Daniel Goleman, publicado pela Harvard Business Review de março/abril de 2000, e faz muito sentido no mundo corporativo atual”, afirma Flávio Yoshimura, sócio consultor da FábricaRH. Em linhas gerais, defende-se que o líder não deve adotar apenas uma postura e ficar nela engessado, mas ter a capacidade de se reinventar, analisar as peculiaridades de cada situação e interagir com ela da maneira mais adequada.

Sob pressão

É justamente essa flexibilidade que será exigida no game. Afinal, a situação do jogador não é das mais confortáveis. A equipe, heterogênea, conta com uma ex-estagiária recém-efetivada, uma profissional experiente, porém pouco motivada, outro, cujas entregas deixam a desejar, e uma estrela com grande potencial e sede de crescimento. Vários perfis, anseios e angústias. Um projeto que deve ser entregue num prazo curto. Diante desse quadro, o jogador será colocado em situações nas quais terá de tomar decisões. Durante todo o tempo, ele estará sendo analisado segundo dois critérios: resultados e clima da equipe.

 Todo o trabalho necessário para traduzir a ideia num jogo (roteiro, cenários, contextos, escolha de personagens) foi fruto do esforço conjunto entre FábricaRH e Aennova. “Nossa equipe conta com um designer instrucional, que cuida da parte pedagógica do projeto, um game designer, responsável pelos aspectos lúdico e interativo, e um consultor de tomada de decisão, que aplica os conceitos e conhecimentos no jogo”, explica Sunami Chun, sócio diretor da Aennova e responsável pela programação do game.

 O jogo, que tem uma duração de aproximadamente 25 minutos, é voltado para qualquer profissional que tenha passado, esteja vivenciando ou simplesmente deseje simular a situação de ser líder. “Trata-se de um assunto muito debatido e estudado no mundo corporativo, mas cuja compreensão é mais efetiva quando os conceitos são colocados em prática”, diz Yoshimura. “Esse projeto busca justamente reduzir essa distância entre teoria e prática”,

Clique no ícone abaixo e inicie o jogo 

Compartilhando conhecimento
RHJM Competência e Qualidade -- Todos os direitos reservados 2010 -- Joel Moreira Gestor de Recursos Humanos
RHJM