Por que a motivação precisa de uma comunicação clara?
10/07/2010 19:41Como motivar os funcionários frente às mais diversas situações que as empresas estão vulneráveis que, na maioria das vezes, exigem que as pessoas deem o melhor de si, permaneçam comprometidas e vistam a "camisa da organização"? Essa é uma resposta nada fácil de ser dada, pois cada empresa vive uma realidade diferente e se depara problemas diversos. Então, o que fazer? A solução, ou melhor, quem sabe a alternativa está justamente no ato da alta direção olhar para o que ocorre no dia a dia dos seus colaboradores, ver como estão os processos de gestão e quais os reflexos que esses exercem na empresa como um todo.
A falta de motivação é apontada no meio corporativo como um dos principais fatores que contribui para a elevação dos percentuais de absenteísmo - ausência do trabalho, bem como para o turnover - rotatividade. Quando, por exemplo, um funcionário se desliga da organização, ele leva consigo o capital intelectual que agrega significativo valo ao negócio.
A situação complica-se mais ainda quando esse mesmo profissional tem sob sua responsabilidade uma atuação estratégica e migra para a concorrência. A empresa que fica desfalcada depara-se ainda com mais um problema: contratar outro talento para assumir a vaga em aberto. No entanto, vale ressaltar que um processo de Recrutamento & Seleção não pode ser realizado da noite para o dia. Se o cargo for preenchido rapidamente, a organização corre o risco de contratar alguém que não atenda as reais necessidades do negócio.
Para evitar questões como a as citadas acima, a Intervet/Schering-Plough Animal Health, por exemplo, institui nas ações motivacionais para os colaboradores processos de comunicação como base para a política de Gestão de Pessoas. Esses mesmos processos permitem ouvir e esclarecer possíveis dúvidas dos profissionais em relação aos assuntos diretamente relacionados à companhia. Outro fator relevante é que essa transparência da organização inclui ações como gestão do desempenho e desenvolvimento, gerenciamento de talentos internos, plano de sucesso que possibilita uma real ascensão na carreira.
A Intervet/Schering-Plough Animal Health, com sede em Boxmeer, Holanda, tem seu foco em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos para a saúde animal. A empresa oferece aos clientes um dos portfólios em saúde animal, abrangendo produtos de apoio ao desempenho e prevenção, tratamento e controle de doenças em todas as principais espécies de animais na pecuária e animais de companhia. A Intervet/Schering-Plough Animal Health é uma unidade de negócios de propriedade integral da Merck & Co., Inc., com sede em Whitehouse Station NJ, USA. No Brasil, a companhia conta com unidades a empresa conta com fábricas nas cidades de Fortaleza/CE, Cotia/SP e Cruzeiro/SP.
De acordo Eliane Klabunde, diretora de Recursos Humanos da Intervet/Schering-Plough Animal Health, as ações motivacionais beneficiam todos os funcionários da companhia. Ela explica que o comprometimento da empresa com seus colaboradores torna-se forte porque existe na cultura corporativa a valorização do estreito relacionamento entre a alta direção e os profissionais. "Promovemos reuniões periódicas com o diretor presidente da empresa e todo o time formado por nossas lideranças. Realizarmos o Café da Manhã entre o diretor presidente e a área de Recursos Humanos", sintetiza Eliane Klabunde.
Recentemente, a diretora de RH cita que o diretor presidente assinou um termo de compromisso com todos os colegas em eventos específicos e durante a realização da convenção para o departamento de Vendas. Na ocasião do evento, que ocorreu em Mogi das Cruzes/SP, foram ministradas palestras pelo consultor Max Gerihnger, que focou sua apresentação para a importância da motivação em uma empresa.
"Também contamos com a presença do ator Flávio de Souza Ramos que sensibilizou os presentes sobre os projetos sociais e com o consultor Steven Dubner, que na oportunidade também destacou assuntos relacionados ao ambiente organizacional. Essa convenção teve como principal objetivo motivar os funcionários, para que o ano de 2010 seja memorável. O nosso intuito era fazer com que os presentes entendessem a importância de cada pessoa para a companhia e que com eles a empresa poderá crescer", relembra Klabunde, ao acrescentar que a receptividade do público, com cerca de 200 participantes, foi muito.
No encontro também foram realizadas ações nas fábricas da companhia - localizadas nas cidades de Cotia e Cruzeiros, no Estado de São Paulo, e em Fortaleza, no Ceará, onde um termo enorme de compromisso foi disponibilizado, para que os funcionários se sentissem protagonistas da história da empresa. Inclusive, o diretor presidente da Intervet/Schering-Plough Animal Health, Vilson Antonio Simon foi a todas as plantas para falar sobre esse compromisso e assinar o termo junto com os colaboradores.
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