O valor da Intranet

10/07/2010 21:17

O que é?

É uma rede privada de computadores restrita a determinado público, baseada nos padrões de comunicação da Internet e visa o compartilhamento de informações dentro de uma organização, pois os servidores são instalados dentro da empresa em um servidor local.

Objetivo

  1. Criar um canal de comunicação direto entre a empresa e seus departamentos e os funcionários.
  2. Ter maior velocidade na divulgação e distribuição das informações.
  3. Centralizar documentos, formulários, notícias da empresa e etc.

Componentes Básicos

  1. Rede - Requer que a rede execute o protocolo TCP/IP. Há a necessidade de uma banda grande para não atrapalhar o tráfego.
  2. Segurança - Faz-se necessário a instalação de um programa Firewall para manter sua rede livre de hackers, que porventura tentem acessar a rede da companhia. Não há necessidade que a Intranet tenha acesso a Internet.
  3. Hardware e Software - A Intranet requer um servidor Web. O servidor pode rodar sobre os mais variados sistemas operacionais, como Unix, Mac ou Windows. Há diversos fabricantes de software servidor que entrega os arquivos de HTML para o browser. O empregado precisará de uma Browser no desktop. Os publicadores de conteúdo usarão ferramentas de autoria. Os usuários usarão um mecanismo de busca, como o Google para encontrar rapidamente as informações desejadas.

Quem pode utilizar?

Como é uma ferramenta da organização, apenas os funcionários podem ter acesso através da rede local instalada na organização. Inclusive, não é de domínio apenas de grandes empresas, pequenas e médias estão se utilizando desta ferramenta para otimizar suas atividades e tornando-se mais sustentável por evitar o consumo desnecessário de papel, quando a informação está na intranet.

Desafios e Dificuldades

  1. Tráfego e a excitação pela tecnologia - Como na Intranet podem ser publicados texto, documentos, áudio e vídeo, os administradores precisam observar cuidadosamente o tráfego na rede a fim de preservar os recursos e evitar impactos e lentidões dos demais conteúdos.
  2. Temor dos Empregados - Pode acontecer, por ser novo, que alguns funcionários resistam a Intranet, visto que haverá melhor acesso a diversos tipos de informações e novas formas de se comunicar.
  3. Construção cooperativa - Como a Intranet é baseada na construção cooperativa e no compartilhamento de informações, algumas empresas promovem sistemas de recompensas aos colaboradores, estimulando-os a compartilhamento das informações, procedimentos, normas, políticas e conhecimento.

Benefícios

  1. Unifica as informações para todos os empregados, não importando sua localização geográfica.
  2. Fácil para instalar e administrar.
  3. Arquitetura aberta.
  4. Interface universal.
  5. Baixo custo de implementação.
  6. Conecta todas plataformas de sistema operacional.
  7. Ótima relação Custo-Benefício.
  8. Acesso mais rápido a informações.
  9. Melhora a tomada de decisão.
  10. Compartilha conhecimento.
  11. Reduz o tempo e custo de desenvolvimento de novas aplicações.
Voltar
Compartilhando conhecimento
RHJM Competência e Qualidade -- Todos os direitos reservados 2010 -- Joel Moreira Gestor de Recursos Humanos
RHJM