A criatividade transforma pessoas e empresas

10/07/2010 22:34

Inovação. Essa palavra foi adotada pelo meio organizacional e, ao que tudo indica, não sairá do vocabulário das empresas. Afinal, o ambiente corporativo tem acesso a informações numa velocidade que surpreende cada vez mais e, diante disso, contatou-se que as pessoas realmente fazem a diferença para o negócio. É através dos talentos humanos que surgem o comprometimento, a vontade de superar desafios e as propostas inovadoras, que permite uma organização destacar-se dos concorrentes.

Mas, como promover um ambiente propício para estimular o potencial criativo dos profissionais? Quem encontrou a respostas foi a MbFlores - floricultura paulistana fundada em 1974. Atualmente, a Morumbi Flores atua em três segmentos: venda e entrega de flores e arranjos, decoração de flores e jardinagem. Possui três lojas físicas e uma virtual - a Mbflores. Atualmente, a organização entre floristas, motoristas, jardineiros e pessoal administrativo e de vendas cerca de 50 colaboradores.

De acordo com Marcos Brancher, sódio-diretor da MbFlores, como a empresa trabalha com o negócio "arte floral", que transforma os elementos da natureza em arranjos é fundamental estimular a criatividade dos colaboradores e treiná-los para tanto. Para se ter uma ideia de como a criatividade é fundamental para o crescimento da companhia, a organização possui um departamento de criação que está inserido dentro do setor de Marketing, responsável pelo desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Inclusive, ele frisa que investir na criatividade dos colaboradores é uma forma de atrair e reter talentos para a equipe. "Nossos colaboradores participam de cursos e treinamentos específicos, porque acreditamos que, acima de uma maior remuneração que outra empresa possa vir a oferecer, possibilitamos oportunidades para o chamado crescimento profissional. Aqui, estimulamos nossos colaboradores a se aprimorarem, continuamente, superando limites e rompendo a zona de conforto que tanto prejudica o profissional", enfatiza Brancher.

Vale ressaltar que toda essa preocupação da empresa em relação à criatividade dos funcionários está explícita nos valores corporativos da MbFlores. A prova de que isso tem sido colocado em prática e dado resultados positivos, é que na empresa há casos de colaboradores que começaram como auxiliar de jardineiro e hoje são coordenadores de algum departamento. Eles, explica o sócio-diretor da empresa, cresceram graças à capacidade de comando, de perseverança e, é claro, ao desenvolvimento do potencial criativo.

Para a organização, o profissional de valor sabe que para fazer avanços necessita de oportunidades e perseverança. Boa parte dos colaboradores que atuam na organização foi convidada a retomar seus estudos e concluírem o ensino médio, por exemplo. Assim, eles formaram uma base mais sólida para se aprimorarem profissionalmente e colocarem sua criatividade a serviço do negócio.

Quando questionado sobre como a empresa estimula o ambiente criativo no dia a dia, Marcos Brancher afirma que a empresa oferece flexibilidade de horários para estimular que os profissionais concluam os estudos. Caso o colaborador, esteja matriculado em alguma escola, curso técnico ou faculdade, a empresa adapta-se aos horários do estudante-colaborador para estimular o desenvolvimento do talento.

"Contamos ainda com o crescimento da remuneração variável, em detrimento da fixa para estimular participação nos resultados do negócio. Os colaboradores são estimulados a trazerem boas ideias sobre melhoria no ambiente organizacional, o que aumenta receita e racionaliza os custos. Vale lembrar que eles são remunerados de forma variável, quando alcançam bons resultados", diz o sócio-diretor da MbFlores.

Além isso, a empresa tem a prática de promover reuniões periódicas para estimular e posteriormente reconhecer esforços, bem como ideias criativas que resultem em bons negócios para a empresa. Esses encontros possuem periodicidades semanais e mensais e são promovidos para planejar, executar e posteriormente avaliar boas sugestões apresentadas pelos funcionários..

Outro detalhe importante da Gestão de Pessoas é a descentralização de responsabilidades, o que estimula cada colaborador cumprir o seu papel e promover melhorias na sua atividade. "Descentralizando suas decisões, a empresa faz com que o colaborador sinta-se mais responsável e parte integrante dos bons e dos maus resultados", complementa Brancher.

Reconhecimento dos talentos - Quando um profissional da MbFlores apresenta uma boa proposta para a empresa, eles são reconhecidos. O colaborador, que se destaca com ações criativas e atitudes positivas que influenciam o clima organizacional, tem o seu nome reconhecido pela organização durantes as reuniões mensais. Além disso, ele recebe uma folga, ingressos para ir ao teatro para estimulá-lo a ter o hábito de realizar atividades que agreguem valor à cultura.

E as propostas apresentadas dão, de fato, resultados positivos para a MbFlores. Certa vez, um colaborador propôs uma nova forma de plantio de jardim que, na prática, economizava na quantia de plantas utilizadas sem detrimento do visual do jardim. A adoção dessa prática gerou uma boa economia nas compras da empresa. Este colaborador foi promovido, graças à iniciativa de apresentar uma proposta inovadora. Inclusive, a empresa pode constatar que depois que essas ações foram adotadas, os profissionais passaram a demonstrar sinais visíveis de motivação, uma vê que se sentiram reconhecidos e entenderam a responsabilidade que cada um é realmente importante para o negócio, de sua respectiva atividade.

As lideranças - Para estimular a criatividade dos talentos humanos, os gestores exercem papel fundamental nesse contexto. Dessa forma, eles estimulam a formação de uma equipe de colaboradores responsáveis, sempre engajados no progresso da empresa. Outras práticas dos gestores é reconhecer os esforços da sua equipe. Isso, por sua vez, criou o hábito de sempre ouvir sugestões, debater propostas e buscar sempre soluções para assuntos aparentemente sem alternativas. "Na cultura da empresa errar é possível. Não tentar é inadmissível", confirma o sócio-diretor da organização.

Zona de conforto - Para os dirigentes da MbFlores, cada ser humano busca reconhecimento, aprimoramento, crescimento profissional e pessoal. O pensamento criativo, quando responsável e engajado com os valores de uma empresa é o motor dessa engrenagem e arma preciosa no combate à "zona de conforto" - que tanto derruba companhias que poderiam ter um futuro promissor.

Diante disso, a empresa toma como premissa que o melhor investimento é aquele que visa o encantamento dos seus clientes e o aperfeiçoamento dos seus colaboradores. Com isso, a organização passa a ser considerada um sistema, constituída de "pessoas para pessoas". E quando não há estímulo à criatividade ou quando o espírito de equipe não é valorizado, as empresas isolam-se e morrem. "Invistam no potencial de seus colaboradores, estimulem a capacidade criativa e empreendedora deles, antes que façam isso para a concorrência", conclui, Marcos Brancher, ao deixar um alerta para quem se recusa a acreditar que a criatividade faz o diferencial, seja qual for o segmento ou porte da empresa

Voltar
Compartilhando conhecimento
RHJM Competência e Qualidade -- Todos os direitos reservados 2010 -- Joel Moreira Gestor de Recursos Humanos
RHJM